Páginas

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

As 15 praias mais estranhas (parte 5)

13. Scala dei Turchi, Italy

 
O Scala dei Turchi (italiano: "Escada dos turcos") é um penhasco rochoso e praia na costa de Realmonte, perto de Porto Empedocle, no sul da Sicília, Itália. Tornou-se uma atração turística devido à sua cor branca incomum.

 
O Scala é formado por marga, uma rocha sedimentar com uma cor branca característica. Situa-se entre duas praias, e é acessado através de uma formação de rocha calcária em forma de uma escada, de onde vem o nome. A última parte do nome deriva das frequentes incursões exercidas por turcos.

 
Em agosto de 2007, o município de Realmonte solicitou a inclusão do Scala dei Turchi (juntamente com a vizinha Vila Romana Aurea) na Lista do Património da UNESCO.

14. Bowling Ball Beach, USA

 
Na costa da Califórniauma cidade chamada Mendocino. Perto há uma costa chamada Schooner Gulch, e este é o lugar onde se pode deleitar os olhos sobre o que se tornou conhecido como o "Beach Ball Bowling.

 
Milhares de rochas parecem ter-se reunido para desafiar as ondas como um exército de pequenas pedras. O estranho é que estas pedras são uniformes em tamanho e forma, bem como no seu espaçamento, embora o homem não tem nada a ver com isso.

 
A explicação é simples e puramente geológica na natureza. Ao longo de milhares de anos, este tem erodido sob o ataque constante do Oceano Pacífico, formando as falésias que ladeiam a praia deixando-as mais duras e parecidas às 'bolas de boliche".

 
 

Isso pode não parecer muito, de um ponto de acesso para os visitantes, mas a singularidade que faz o esforço vale a pena. Pode-se ver as coisas mais empolgante do que esta incrível praia bola de boliche, mas nunca vai ver nada parecido em nenhum outro lugar.
 
15. Glass Beach, USA
 
 
Glass Beach é uma praia em MacKerricher State Park perto de Fort Bragg, Califórnia, que é abundante em vidro do mar criada a partir de anos de lixo de dumping numa área do litoral, perto da zona norte da cidade.

 
A praia agora é frequentemente visitado por turistas. Coletar a "areia" não é permitido na praia do parque, apesar do vidro do mar poder ser encontrado em outras praias locais fora dos limites do parque. Um Festival do vidro é realizado anualmente no Memorial Day fim de semana.

 

Milhares de turistas visitam as praias de vidro de Fort Bragg cada dia no verão. E a maioria dos turistas coletam alguns vidros. Devido a isto e também devido a fatores naturais (ação das ondas que é constantemente pressionada no processo da moagem de vidro), o vidro está diminuindo lentamente. Atualmente há um movimento para repor as praias com vidro descartado.

Sem comentários:

Enviar um comentário