Páginas

quarta-feira, 20 de março de 2013

Tingimento Básico de ovos

Ovos e corantes são os dois elementos centrais de artesanato de Páscoa. Decorar ovos não é difícil, basta as minhas dicas.
 
Antes de explicar deixa-me dar-vos esta dica: Experimenta tingimento em tipos diferentes de ovos, variar os tamanhos, tingir ovos mais claros e mais escuros.
 
 
Material:
Ovos
Corantes
Palito
Faca
Tijela
Vinagre
Pinça (para manusear os ovos)
Placa de madeira com pregos para a secagem dos ovos


Passo e passo:
 
Para esvaziar um ovo cru, começa usando a ponta de uma faca afiada para perfurar as duas extremidades do ovo, girar a faca num dos furos para o alargar ligeiramente. Em seguida, picar com um palito a gema e agitar o ovo (com cuidado para não partir). Segure o ovo com o maior buraco para baixo, sobre uma tigela e, em seguida, expelir o conteúdo com uma seringa de orelha de borracha ou simplesmente suprar pelo buraco.


 
2º Proteje a área de trabalho com toalhas de papel ou jornal. Mistura 1 colher de chá de vinagre e 20 gotas de corante alimentar, uma xícara de água quente numa tigela, copo ou jarra profunda o suficiente para que mergulhes um ovo completamente.
Para criar diferentes tonalidades de cor, mergulha várias vezes o ovo: menos de 5 minutos para as cores claras, e deixar o ovo 10 minutos ou mais para tons mais profundos. Usando pinças torna o manuseamento mais fácil dos ovos.
(Para fazer um ovo de duas cores, tingir o ovo inteiro em primeiro lugar numa cor clara, deixar secar por 15 minutos, e em seguida, submergir numa cor mais escura (essa idéia funciona melhor para ovos cozidos)
 
 
Seca os ovos na platarforma de madeira e pregos.
 

Técnica Tingimento: Cera

Uma vez que você já aprendes-te o básico, tenta algumas técnicas como a cera. Esta é uma técnica que envolve o desenho de ovos com cera antes de mergulhá-los em corante, o corante vai aderir em todos os lugares, excepto pela cera, revelando o nosso projeto.

Materiais:
Ovos à temperatura ambiente (a cera não vai aderir aos ovos frios)Lápis de ceraVelaToalhas de papel

Passo e passo:
1º Desenhar nos ovos com lápis de cera e em seguida mergulhe-os na tintura (a cor não vai aderir à cera)
2º Deixa secar cerca de 10 minutos.
3º Para remover a cera dos ovos coloque-os num papel de alumínio no forno pré-aquecido a 250 graus (isso funciona para ovos que estão cozidos). Quando a cera começar a derreter, cerca de 10 minutos depois, remove os ovos do forno, segurea uma toalha de papel e limpa a cera.




Et voilá! É mais um técnica para tingir os ovos =)


 

Sem comentários:

Enviar um comentário